Give your free will a chance, You've got to want to succeed

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

|

Eu acredito que exista formas corretas e erradas de uma banda mudar seu estilo. Não estou falando de nada experimental, mas de mudanças radicais. Um exemplo que adoro usar (mesmo que eu seja apedrejado) é o Genesis, aonde meu desafeto declarado ao Phil Collins por ter transformado uma ótima banda de progressivo em algo pop bubblegum. Tudo bem que ninguém atura o Peter Gabriel, mas mudar a identidade do som de tal forma merece a troca do nome da banda.

 

Outras bandas experimentaram algo menos radical, tentando se reinventar de tempos em tempos, mas com base no original. No limiar, existem aqueles experimentos únicos que deveriam ser esquecidos.

 

Hoje trago dois covers da mesma música, um deles que representa (em minha opinião) como a música deveria ter sido originalmente e o outro representa como a música chega aos meus ouvidos quando ouço a original.

 

A música em questão se chama Owner of a Lonely Heart, do Yes, lançada no péssimo 90125. Este álbum para mim é o pior de todos, apesar de ter tido o único single que chegou a nº 1 nas paradas, à custa de um som mainstream que não faz jus a banda.

 

Os representantes dos covers de hoje são o Grizzly Bear, uma banda indie do Brooklyn que tem um som peculiar. Esta banda lançou em 2006 um EP chamado Sorry for the Delay com este cover, com uma versão da música progressiva /psicodélica que merecia ter sido a original.

 

A segunda versão eu ouvi acidentalmente hoje enquanto jantava no B-52s e acabou chamando minha atenção pela batida dance (que particularmente não gosto) combinado com o vocal original da música e… pareceu natural. Apesar de não gostar, me lembrou exatamente o que sinto toda vez que ouço a versão original. Este “cover” é o do Max Graham, feito em 2005.

 

Eis os dois covers para sua apreciação.

 

Grizzly Bear - http://blip.fm/~10mq4i

 

 

Max Graham - http://blip.fm/~10mq6a

 

 

Excelsior,

1 commentários:

Blaffert disse...

Só uma observação; Não sou exatamente fã de progressivo, mas eu aturo o Peter Gabriel. hahaha! Ah, sim. Gostei bastante da versão do Grizzly Bear

Followers